Tenho estado a re-tagar as tiras dos Especialistas de forma a aumentar a utilidade das tags dentro do site. O trabalho ainda não está concluído, mas, em vez de tagar tudo com “bd”, “banda desenhada”, “cartoons”, o que era pouco útil, estou a tagar tudo de duas formas: primeiro com o nome dos personagens que aparecem na tira, com “glork”, “gnarff” e “gurk-o-nojo”, facilitando assim encontrar rapidamente tiras em que apareça um determinado personagem.

Depois, as tiras são também taggadas tematicamente, usando o plural sempre que possível: “computadores”, “gadgets”, “carros” ou “programadores”.

Existem várias filosofias de tagging: alguns defendem que “banda desenhada” deve ser tagado com duas palavras: “banda” e “desenhada”, visto que dará sempre resultados por uma pesquisa por “banda desenhada” de qualquer maneira.

Também é possível encontrar tags como “banda_desenhada” ou “bandadesenhada” e finalmente, o esquema que adoptei aqui: “banda desenhada”, com espaço. Sites como o delicious não permitem espaços nas tags, mas como o objectivo das tags aqui é ajudar a navegar, funcionando como um grande filtro, creio que usar termos completos torna as coisas mais compreensíveis.

Agora só falta acabar de tagar as mais de 150 tiras 🙂