Os Especialistas foram criados por mim, Pedro Couto e Santos e pelo Nelson Martins, em 1998, como resposta a um desafio de um site verdadeiramente emblemático dos primeiros tempos da publicação online em Portugal, a Digito.

Com conteúdos de alta qualidade sobre tecnologia, entretenimento e internet, a Digito era uma publicação feita por jovens portugueses que nos propuseram a elaboração de uma tira cómica sobre esses mesmo temas, de publicação semanal.

Os Especialistas correram durante dois anos e 87 tiras, que agora começamos a republicar neste site, para benefício dos nossos antigos leitores, de novos leitores e, quem sabe… talvez mesmo inspirando a criação de novas tiras destes personagens.

Os Especialistas são três: um par de alienígenas que, logo na primeira tira, ficam presos na Terra e se disfarçam de humanos para planearem a sua evasão do nosso planeta tecnologicamente atrasado. São eles Glork e Gnarff.

E Gurk-o-nojo, um humano com uma propensão catastrófica para o desastre.

Na generalidade das tiras, Glork e Gnarff não se cruzam com Gurk-o-nojo, sendo os primeiros desenhados por mim e Gurk, desenhado pelo Nelson. Ocasionalmente, porém, os personagens interagem. O resultado é sempre mais ou menos destrutivo.

E pronto, deixo-vos com os Especialistas, que planeio republicar a um ritmo regular, até estarem online todas as 87 tiras criadas até 2000 e depois se verá…

Palavras-chave: cartoon, bd, banda desenhada, comics, strips, tiras, pranchas, comedia, humor, tecnologia, computadores, jogos, videojogos